Cuidado ao comprar seu Óleo Essencial

Acho que não é segredo pra ninguém que nós amamos óleos essenciais. Seja na aromaterapia, nos cosméticos, na limpeza da casa, como uso medicinal, é fato que suas propriedades funcionam e tornam nossa vida melhor e mais bonita.

São extraídos de folhas, raízes, sementes, frutos, flores, troncos e seu processo pode ser tanto prensagem a frio ou diferentes tipos de destilação, mas hoje eu vim falar sobre os cuidados que precisamos ter ao comprá-lo.


Para que você obtenha todos esses resultados em sua saúde, é muito importante que seu óleo seja:

  • 100% natural (onde não é adicionado qualquer produto sintético ou aditivo);

  • 100% puro (onde nenhum óleo essencial similar é adicionado);

  • 100% completo (não é descolorado ou despertenizado, método que retira os terpenos do óleo essencial).

Mas Flavia, é comum encontrar óleos que não são puros ou naturais?


A resposta é sim! É muito mais comum encontrar nas lojas óleos que não são naturais ou puros. Uma vez comprei um aromatizador que já vinha com um óleo essencial de Lavanda para usar. Lavanda? Fui olhar os ingredientes e 5% era óleo essencial de Lavanda, os outros 95% eram óleo de semente de uva (mais barato). Outro dia entrei em uma loja de cama e banho onde tinham vários aromatizadores para o quarto. Na sessão de óleos essenciais, olhando os ingredientes descobri que nenhum era natural, todos eram essências sintéticas.


Um óleo essencial puro tem o custo mais elevado do que essências sintéticas ou óleos misturados. Esse preço varia conforme o rendimento, por exemplo: Um litro de óleo essencial Eucaliptus globulus necessita-se de 30kg de folhas, já um litro de óleo essencial Rosa damascena são necessárias 3 toneladas de pétalas. Devido ao alto custo, a alta demanda e a precária fiscalização, as adulterações são muito comuns nesse mercado.


Ao comprar um óleo essencial, verifique se o rótulo possui o nome científico. Em maioria, as essências sintéticas não possuem o nome botânico no frasco. E lembre-se, tem que só ter o nome da planta, se houver um "e outro nome",significa que ele não é puro. Antes de mais nada, vá em lojas e olhe as marcas que você confia.


Conhecendo essas dicas, será mais difícil comprar um produto por engano e correr riscos de prejudicar sua saúde.


Para facilitar sua vida fizemos uma seleção de óleos essenciais 100% puros, naturais e completos AQUI pra você.


Para começar com o pé direito, eu trouxe um presente pra você! Use o CUPOM "15ESSENCIAL" e ganhe 15% OFF nos seus óleos. É só digitar ele ao finalizar a compra.



Bibliografia usada:

https://www.aromaflora.com.br/cuidados-ao-comprar-seu-oleo-essencial/

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/13-consuma-consciencia/3775-cuidados-na-aquisicao-e-armazenamento-de-oleos-essenciais-falsificacao-essencias-oleo-vegetal-carreadores-comprar-tipo-cor-coloracao-mineral-alcool-envasamento-rotulo-embalagem-extracao-composicao-lote-produto-registro-empresa-fabricante-cientifico.html#:~:text=Para%20adquiri%2Dlos%20com%20seguran%C3%A7a,os%20devidos%20cuidados%20de%20armazenamento.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo